
1º, 2º e 3º série
Na Educação 4.0, a preparação para o vestibular continua sendo considerada, mas não é o único foco. Esse modelo reconhece que uma formação completa vai além da memorização de conteúdos específicos para exames.
O objetivo é oferecer aos estudantes uma base sólida de conhecimentos e desenvolver competências essenciais para os desafios do século XXI — como pensamento crítico, resolução de problemas, autonomia, colaboração e educação financeira.
Dessa forma, os alunos aprendem a administrar recursos com consciência, planejar seu futuro e tomar decisões responsáveis, estando preparados não apenas para o vestibular, mas também para uma atuação consciente, adaptável e eficaz no mundo real.

Inspirada em referências internacionais como a Finlândia e baseada em pesquisas científicas sobre aprendizagem e desenvolvimento humano, a Metodologia Colleman prepara os alunos para os desafios do século XXI com uma abordagem inovadora, personalizada e focada no estudante.
Ela se apoia em cinco pilares fundamentais:
Aprendizagem ativa – o aluno é protagonista, construindo conhecimento de forma prática e significativa.
Personalização – ensino adaptado às necessidades e estilos de cada estudante.
Habilidades socioemocionais – desenvolvimento de competências como criticidade, criatividade, empatia, liderança, comunicação e autogestão.
Tecnologia educacional – recursos digitais que potencializam a aprendizagem e aproximam alunos e professores.
Colaboração e avaliação formativa – aprendizado construído em conjunto, com avaliações contínuas, feedbacks constantes e roteiros personalizados de revisão, garantindo evolução ao longo do processo.


Mais do que abrir negócios, o empreendedorismo é uma mentalidade. Os alunos são incentivados a inovar, resolver problemas reais, trabalhar em equipe e assumir o protagonismo de seus projetos. Assim, desenvolvem autonomia, criatividade e propósito, tornando-se preparados para transformar o futuro.
Educação 4.0 entende o vestibular como parte do processo, mas prepara o aluno para muito além dele: para ser um cidadão global, crítico e protagonista da própria história.

O estudante recebe suporte para dominar os conteúdos exigidos pelos vestibulares e pelo Enem, com metodologias que tornam a aprendizagem mais significativa e menos mecânica.

Além de decorar fórmulas, o aluno desenvolve competências como resiliência, autogestão, empatia e liderança, que são essenciais tanto para enfrentar provas quanto para os desafios da vida adulta.

Em vez de apenas responder perguntas, o aluno aprende a questionar, analisar e criar soluções, o que o diferencia em avaliações discursivas e na vida profissional.

Ferramentas digitais, metodologias ativas e projetos interdisciplinares ajudam a tornar o aprendizado mais dinâmico, aproximando a escola da realidade do século XXI.

O estudante é incentivado a pensar sobre seus objetivos pessoais e profissionais, entendendo o vestibular como uma etapa dentro de um caminho maior, e não como um fim em si mesmo.
Venha viver a experiência Colleman.
Não. Nosso objetivo é formar cidadãos globais preparados para qualquer escolha de futuro. O currículo contempla competências acadêmicas, socioemocionais e projetos interdisciplinares que vão muito além da preparação para exames.
Nosso currículo contempla abordagem bilíngue, project based learning (aprendizagem por projetos), uso de tecnologia educacional, e foco no desenvolvimento completo do aluno — cognitivamente, emocionalmente e socialmente.
Mesmo sem falar inglês no início, seu filho será acolhido, compreendido e estimulado a se comunicar aos poucos. A imersão bilíngue permite que a criança vá construindo o vocabulário gradualmente, sem pressão, até que se sinta confiante para falar.
Sim, o Summer Program é uma experiência internacional exclusiva para alunos do 9º ano e da 3ª série do Ensino Médio pela Mahina Tour. Trata-se de um curso pedagógico no exterior, com atividades acadêmicas, culturais e de imersão. Nossos estudantes têm acesso a condições especiais e desconto exclusivo para participar do programa, ampliando suas oportunidades de vivência global e enriquecimento curricular.
"Atuando como coordenadora na Colleman, tenho a oportunidade de vivenciar experiências colaborativas. O processo educacional moderno exige transformações e, muitas vezes, passa por etapas de “desconstrução”. Para alcançar o novo, é preciso ousadia e uma visão além do convencional. Aprecio as mudanças; sei que são desafiadoras, mas também sei que transformações positivas geram crescimento."


©Colleman School - All Rights Reserved.